Oi pessoal !
Todo bem com vocês?
Aprender a se comunicar em inglês é essencial e é uma exigência em nossa sociedade cada vez mais globalizada. Já faz um tempo que queria postar estas dicas de coisas que eu fiz quando estava aprendendo inglês que me ajudaram muito. São dicas realmente simples, mas que quando postas em prática, irão realmente facilitar o seu aprendizado. Neste post, falo sobre o inglês, mas estas dicas poderiam ser facilmente aplicáveis ao estudo de qualquer linguagem. Vamos para as dicas então:

  • Crie uma rotina de estudos:
Se você quer/está aprendendo inglês sozinho, essa dica é essencial. Planeje-se com os conteúdos a serem estudados e estipule um horário diário que você dedicará somente ao estudo do inglês. Se você está fazendo um cursinho de inglês, este lhe proporcionará uma certa rotina, mas mesmo assim, é importante que você escolha um horário no qual você fará as tarefas e que poderá por em prática as dicas abaixo. Lembre-se que é muito mais efetivo e fácil estudar de 15 a 30 minutos todos os dias do que estudar duas horas ou mais somente uma vez por semana.

  • Enriqueça seu vocabulário:
Não contente-se somente com as palavras e expressões que você aprendeu no seu cursinho. Seja curioso e crie o hábito de fazer pesquisas na internet em inglês (utilizado as próximas dicas) e, ao se deparar com uma palavra/expressão nova, anote-a juntamente com seu significado e atente-se para o seu uso em frases e expressões. Busque frases que tenham essa palavra/expressão e após crie as suas próprias frases, pois desse modo, você irá  gravar a palavra com mais facilidade.

  • Pratique o writing:
Muitas pessoas se sentem envergonhadas ao falar em inglês com amigos e familiares. Uma excelente sugestão para perder esse “medo de errar” é utilizar as redes sociais para se comunicar com aquele seu amigo ou parente que sabe falar em inglês. Além de se sentir mais confortável com a nova língua, você também memorizará mais fácil as palavras e enriquecerá seu vocabulário, pois, quando surgir uma dúvida ou não souber uma palavra, você pode pedir a pessoa com quem está conversando ou utilizar a internet e o bom e velho Google Tradutor.
Você pode estar se perguntando “Mas Carla, eu não conheço ninguém que fale inglês”, ou ainda “ Já tentei esse método e não resisto e peço para falarmos em português de novo”. Bem, se você está em uma dessas situações – como eu estive – encontre um pen-friend (amigo online) de outro país e que não fale português. Desse modo, você será obrigado a se comunicar com ele somente em inglês, além de ter a oportunidade de conhecer outras culturas.
Outra dica para praticar a escrita é criar um diário onde você possa escrever diariamente sobre qualquer coisa que lhe venha à cabeça: sua rotina, seus pensamentos, seus desabafos, etc. No início talvez seja um pouco difícil, por isso, comece escrevendo uma frase por dia e com o tempo, você será capaz de escrever páginas inteiras facilmente.

  • Pratique o listening:
Quanto mais você treinar seu ouvido e acostumá-lo a ouvir a nova língua, mais rapidamente você será capaz de identificar as palavras e os sons específicos do inglês, além de compreender o uso das palavras e expressões nos contextos corretos (como e quando utilizar uma determinada palavra/expressão), assim,  poderá incorporar essas na sua fala e escrita.
Para isso, assista filmes, séries e canais do Youtube em inglês. No início, assista com legendas – em inglês! – e após certo tempo, você perceberá que cada vez menos vai prestar atenção nelas, até não precisar mais. Existem vários canais do youtube e sites de filmes e séries gringos que disponibilizam legendas. Você só precisa ativá-las.
Outro modo de praticar seu listening é ouvir a podcasts e músicas em inglês sempre que tiver oportunidade. Escolha suas bandas e artistas preferidos e aprenda com eles de forma natural e divertida. As playlists da semana aqui do blog estão sempre cheias de músicas em inglês para você adicionar a sua playlist! Busque sempre achar a letra da música em inglês e saber seu significado.

  • Pratique o Reading:
Ler em inglês é muito importante, pois além de enriquecer seu vocabulário e conhecimento, você gravará melhor as palavras por lê-las várias vezes em diferentes tipos de textos. Quanto mais você ler, melhor será a forma que você irá se expressar escrevendo.
Por isso, divirta-se lendo sobre temas de seu interesse em inglês! Pesquise por sites e jornais online, leia livros/e-books, etc. É interessante também trocar o idioma de todos os seus aparelhos eletrônicos, pois dessa maneira, você estará frequentemente em contato com a nova linguagem.

  • Pratique o speaking:
O principal objetivo do aprendizado da língua inglesa é aprender a se comunicar eficazmente. Para isso, primeiro você necessita entender o que está ouvindo para depois interagir falando ou escrevendo. Existem diversas maneiras de praticar a fala: encontre um amigo com o qual você possa conversar somente em inglês, repita as palavras em voz alta ao ouvi-las, cante músicas em inglês, jogue jogos online nos quais você tenha que se comunicar com alguém que fale inglês, etc. É importante que você deixe a vergonha de lado e participe ativamente dos diálogos, discussões e debates sobre os mais variados temas.

  • A prática leva à perfeição:
Esse ditado traduz bem o aprendizado de um idioma: quanto mais você pratica, melhor será seu desempenho e mais confortável e seguro você se sentirá ao interagir através da nova linguagem. Portanto, pratique, pratique e pratique mais um pouco!


Bem pessoal, essas são as dicas de hoje. Eu realmente espero que essas lhe ajudem no seu aprendizado. Deixem nos comentários outras dicas que não foram citadas nesse post e que você utiliza, além é claro, da sua opinião, pois essa é muito importante!
         Até a próxima!


14 Comentários

  1. Oi lindaa, te vi anunciando no facebook. Amei seu blog.
    Estou seguindo..
    Será bem vinda no meu também. beijos <3
    http://bybruni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ByBruni!
      Fico feliz que gostou!
      Muito obrigada. Bjs

      Excluir
  2. Otimas dicas chuchu. Já fiz curso curso e uma coisa muito legal de se fazer é praticar Shadow reading. Parabém pelo blog!

    http://instante-efemero.wix.com/instanteefemero

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou das dicas Bianca! Shadow reading é muito bom mesmo, ajuda muito!
    Obrigada!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. I love to study and to teach English! \o\
    Amazing language! <3
    Great tips! ;-)
    Xoxo, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm glad you liked the tips, Yasmin!
      Thanks for your opinion!
      Xoxo.

      Excluir
  5. Enriqueça o seu vocabulário me deu uma ótima ideia pra melhor meu inglês. Não sabe o quanto eu fiquei feliz por ter vindo ao seu blog e encontrado esse post. Thank you!


    mibefranca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que o post lhe ajudou Mibe França!!
      Eu que lhe agradeço pelo carinho.
      Bjs

      Excluir
  6. Carla, dicas maravilhosas,
    fiz ingles durante 3 anos porém
    tnho muita dificuldade de gravar as coisas.
    Bjinhos
    Blog Delírios da Dayse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day Lamartine! Que bom que gostou das dicas! Elas irão lhe ajudar muito a gravar as palavras de um jeito natural! Espero que lhe ajudem!
      Beijos! Obrigada pela visita ♡

      Excluir
  7. Adorei as dicas...mês que vem começo o inglês e estava apreensiva pois tem muito tempo que parei. Mas.vou praticar suas dicas por que vou precisar muuuuito haha. Bjs quando puder, conheça meu site...espero que goste nanimoreira.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Má! Fico feliz que gostou das dicas, quando postas em pratica, elas irão ajudar muito no seu aprendizado! Boa sorte ♡
      Beijinhos.

      Excluir
  8. Adorei as dicas! Eu particularmente não tenho muita afinidade co inglês, mas estou louca para poder adaptar minha rotina para enfim aprender com essas maravilhosas dicas! Meu amigo aprendeu vendo filmes e séries legendados e as vezes sem legenda alguma, apenas com a interpretação. Além de ler músicas internacionais e tentar cantar corretamente... Hoje ele fala fluentemente o 'temido' inglês!(por mim).
    Um grande beijo

    Eu estava louca para sair este DIY! Ficou simplesmente perfeito e super fofo! Parabéns e sucesso!
    Beijinhos de Luz da Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas Le!
      Muito legal a história do seu amigo! Realmente com esforço e dedicação não há nada que não possamos fazer/aprender.
      Boa sorte no seu aprendizado! Obrigada pela visita no blog.
      Beijinhos.

      Excluir